segunda-feira, 13 de junho de 2011

BRASIL X NEPAL: IGNORÂNCIA VS. INTELIGÊNCIA

Não preciso falar do potencial turístico do Brasil por que isso todos já sabem, mas me intrigou um fato bastante relevante no oriente. O Nepal, um país pobre, populoso, pequeno, que faz fronteira com a Índia e o Tibet, que tem sua costa fechada pelas frias montanhas do Himalaia está preocupado com o seu turismo.

Ora, mesmo com agravantes que possam dificultar o desenvolvimento da atividade turística no país, o potencial é comprovado. Nos dias 21 e 22 de Agosto, o  Nepal vai sediar uma conferência internacional sobre Desenvolvimento Sustentável do Turismo, Marketing Turístico e Oportunidades de Turismo no mundo, com a finalidade de se colocar pro planeta como um destino a ser visitado por todos.

E o Brasil? Ahh, o Brasil vai sediar a Copa do mundo em 2014 e as Olimpíadas em 2016!!! E como está a posição nacional para isso? Pelo menos entre os estados que serão sedes? Estes mal se reúnem para poderem trabalhar e convergir para uma mesma linguagem e chagar ao sucesso destes eventos, que só serão um sucesso se todas as suas sedes atenderem as necessidades que lhe forem cobradas.

Será que ninguém aqui enxerga que para ter um resultado de sucesso como outros países é preciso tratar o turismo com mais seriedade e responsabilidade? Parabéns ao Nepal. É a partir de iniciativas assim que o sucesso acontece.

3 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. É lamentável que ninguém perceba que até hoje é aplicada no Brasil a política do pão e circo.
    As pessoas não percebem que não tratam nosso país com o devido valor que ele tem. E sim o que é mais conveniente aos que o governam.

    ResponderExcluir
  3. Sem duvida o Brasil ainda tem um longo e árduo caminho pela frente a percorrer para atingir a excelência em turismo.E esse caminho passa,impreterivelmente, por questões das mais simples as mais complexas ,como é o caso do saneamento básico e do,alto e assustador, índice de violência e criminalidade no Pais.Não vejo com muito entusiasmo a possibilidade de grandes,permanentes e significativos avanços no setor turístico se estas questões não forem tratadas com a urgência,importância e seriedade necessárias.
    O Nepal, apesar de muito pobre, é um país com índices baixíssimos de violência . O que nos leva a refletir sobre o que,de fato, conta como ponto positivo e negativo na imagem que ,direta ou indiretamente, passamos la fora como atrativo.Enquanto la ,estar num local mais isolado e sem a devida estrutura ,acaba ganhando o sentido de “viver com simplicidade”, aqui no Brasil afastar-se um pouco mais da multidão pode significar “viver perigosamente e em constante alerta”.Enquanto la,no Nepal...um Pais que ate pouco tempo atrás era visto e considerado por muitos “o fim do mundo”...os turistas podem se maravilhar com as belezas naturais existentes e com a cultura do local,aqui, tirar uma maquina fotográfica da bolsa no centro da cidade já é meio caminho andado ate a delegacia do turista mais próxima para registrar um roubo.
    O potencial turístico do Brasil é incontestável mas o amadorismo com que ele ainda é tratado por aqui,me deixa sempre com a sensação de que o Brasil começou a ser explorado e colonizado a muitos anos atrás e ainda vive esse processo morno e nauseante nos dias atuais.Ainda somos um Pais explorado...muito mal explorado....ainda não nos descobrimos e nem tao pouco nos entendemos como potencia!

    Patricia Couto

    ResponderExcluir

Pousada Casa Charme Maria Farinha, em Paulista-PE!

Olá gente!!  Convido vocês a conhecerem uma nova pousada aqui na cidade do Paulista-PE, a  Casa Charme Maria Farinha, litoral norte do ...