Todos já sabem e se orgulham do fato que a Copa do mundo de 2014 que será sediada no Brasil e que em nosso estado terá uma cidade sede, mas será realmente que este é um motivo de orgulho?
São Lourenço da Mata! Esta é a cidade da copa em Pernambuco ou seria melhor dizer “São Lourenço da Copa”? Pois é, o futebol é uma identidade nacional, onde no Brasil quem não gosta deste esporte já é até olhado diferente, com um ar surpreso e indagador de quem quer perguntar: “como é que pode não gostar de futebol”?
Já é sabido que os eventos esportivos desta grandeza atraem investimentos e uma grande e diversificada quantidade de turistas do mundo inteiro. O turismo é antes de tudo, uma atividade de desenvolvimento social, onde se for bem planejado, eleva a qualidade de vida das pessoas que moram no destino que recebe os turistas. Mas o que dizer quando a localidade receptora não tem meios de hospedagens suficientes para acomodar os seus visitantes?
E não falo de São Lourenço, refiro-me a Pernambuco. Será que o estado conseguirá atender às exigências e ter pelo menos três vezes mais hotéis do que hoje a menos de três anos para a copa? Como agir de forma ordenada e responsável para desafogar o trânsito do estado para São Lourenço? Se hoje o sofrimento é tamanho para os pernambucanos no dia-a-dia, como será então no ano da copa com uma quantidade extremamente maior de veículos nas ruas incluindo os alugados pelos turistas e os das agências com todos os seus clientes para atender?
Obras atrasadas da arena da copa, poucos meios de hospedagens e o trânsito ainda caótico fazem deste que deveria ser um momento desenvolvimentista para o estado, uma das piores situações a se enfrentar, pois a atividade turística vive do bom funcionamento da sua infraestrutura, equipamentos, atendimento e valorização do que é local.
O termo “São Lourenço da Copa” foi dito por um morador da cidade de São Lourenço, onde muito orgulhoso ele referiu-se ao seu lugar, mas será que continuará tendo orgulho se a situação não tomar um rumo diferente e mais acelerado? A frustração de toda uma população não poderá ser mensurada ao verem sua cidade ser xingada e depreciada pelo mundo inteiro e o mesmo irá acontecer com nosso estado, pois será divulgado internacionalmente.
E como ficará o turismo de Pernambuco depois de um vexame mundial?
(Publicado no Portal Informe-PE em 29/04/2011)
Nenhum comentário:
Postar um comentário