quinta-feira, 23 de junho de 2011

CIDADE DO PAULISTA, MUITO PRAZER!

Paulista Centro - Igreja de Stª. Isabel

É, nossa cidade realmente é detentora de muitas riquezas de valores inestimáveis na arquitetura, manifestações culturais, costumes, hospitalidade e localização privilegiada, pois estamos entre duas cidades patrimônio Olinda e Igarassu.
Mas por que será que Paulista é apenas uma via de acesso para outros lugares? Turistas e excursionistas passam por aqui sem nem se dar conta que a cidade existe.

Forte de Pau Amarelo
A secretaria de turismo da cidade é completamente apática. Quando questionada por projetos que desenvolvam o turismo local, logo são apresentados alguns projetos antigos e mirabolantes que nunca sairão do papel, como por exemplo o que quer transformar o Forte de Pau Amarelo em um museu virtual.

Igreja de N. Srª. do Ó
A fé se faz presente por toda cidade e suas inúmeras igrejas estão sempre cheias nas diversas celebrações.

De história marcante para Pernambuco e para o país, Paulista está ofuscada e esquecida pela promoção única de outros destinos do estado. Histórias de lutas e revoluções como a de 1817, tendo o Pe. João Ribeiro como um dos líderes e seus restos mortais se encontram na igreja de Stª Isabel no centro da cidade estão esquecidas.

Com um litoral dos mais extensos entre as cidades banhadas pelo Atlântico, Paulista tem 6 (seis) praias sendo elas: Enseadinha, Janga, Pau Amarelo, N. Srª. do Ó, Conceição e Maria Farinha, unidas em 14 km de costa marítima. O local mais frequentado pelos poucos turistas que ainda visitam a cidade é o pontal de Maria Farinha, onde existe a confluência do Rio Timbó com o mar. 

Pontal de Maria Farinha
Dona Duda (cirandeira)
A ciranda de Dona Duda é sem dúvida uma das manifestações culturais mais tradicionais da cidade que se encontra adormecida, onde na década de 70 era atrativo certo para os turistas, hoje só os pesquisadores e antigos moradores do Paulista é quem comentam sobre a ciranda e pouquíssimos jovens sabem da sua existência na história.

De blocos de carnaval como o tradicional "Bacalhau na Vara", líricos como o "SintAzul" e o mais recente e extremamente expressivo "Flabelo Encantado", dentre outras manifestações fazem da cidade uma das mais plurais na cultura pernambucana.
Bloco Lírico SintAzul

Apesar  destas e muitas outras formas de atração turística, Paulista é uma cidade bastante negligenciada e necessitada de investimentos para melhorar a sua infraestrutura e qualificação para desenvolver o turismo, pois não possui o que é essencial par atender a demanda em potencial para a cidade. Seu número de meios de hospedagens é mínimo para sua amplitude que no ano de 2008 eram apenas 10 somando hotéis, pousadas e outros, segundo a EMPETUR.

Bloco Lírico Flabelo Encantado
Há muito mais a ser mostrado por toda a extensão do município. Apenas foi dito e mostrado neste post a mínima parte do que pode-se encontar em Paulista.

Será que a prefeitura tem o que divulgar para atrair visitantes? Paulista pode decolar no turismo pernambucano?  o que falta para isto acontecer? competência ou vontade política? Ou os dois? É hora de agir.

Um comentário:

  1. Golbery, parabéns pela excelente matéria. Você fez Turismo, mas nã deve à nenhum jornalista. Sem dúvida, tens muito para contribuir com nossa cidade do Paulista.

    ResponderExcluir

Pousada Casa Charme Maria Farinha, em Paulista-PE!

Olá gente!!  Convido vocês a conhecerem uma nova pousada aqui na cidade do Paulista-PE, a  Casa Charme Maria Farinha, litoral norte do ...